Livre para comunicar

foto by Emerson Jacobina


"Um sistema de relacionamento 'aberto' é aquele no qual um indivíduo está livre para comunicar uma alta porcentagem de pensamentos internos, sentimentos e fantasias para outro, que é capaz de um comportamento recíproco. Ninguém tem um relacionamento completamente aberto com outra pessoa, mas um estado saudável se dá quando uma pessoa pode ter um relacionamento no qual um grau razoável de abertura é possível.

Uma boa porcentagem das crianças têm uma versão razoável disto com um de seus pais. O relacionamento mais aberto que a maioria das pessoas têm em suas vidas adultas é a relação conjugal. Após o casamento, na interdependência emocional da vida em comum, cada cônjuge se torna sensível às questões que desagradam o outro. Eles evitam instintivamente os assuntos sensíveis, e o relacionamento se transforma em um sistema mais 'fechado'. O sistema fechado de comunicação é um reflexo emocional automático para proteger o self da ansiedade da outra pessoa, embora a maioria das pessoas diga que evita os assuntos-tabu para não desagradar os outros.

Se as pessoas pudessem agir segundo o conhecimento intelectual ao invés do reflexo automático, e obter algum controle sobre suas próprias reações à ansiedade do outro, elas seriam capazes de falar dos assuntos-tabu a despeito da ansiedade, e o relacionamento alcançaria uma abertura mais saudável. Mas as pessoas são humanas, as reações emocionais operam como reflexos e, quando o individuo médio finalmente reconhece o problema, pode ser impossível para os dois cônjuges reverterem sozinhos o processo.

Este é o ponto no qual um profissional treinado pode funcionar como uma terceira pessoa para operar a mágica da terapia de família, no sentido de abrir um relacionamento fechado."


BOWEN, M. Cap 4: A reação da família à morte. In: WALSH & MCGOLDRICK. Morte na Família: Sobrevivendo às perdas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p. 106.

Nenhum comentário:

Postar um comentário