Maturidade, por Virginia Satir





Virginia Satir expõe em seu livro Terapia Familiar (1) algumas características que correspondem a uma pessoa madura (2). O desenvolvimento da maturidade e da habilidade social e comunicativa são objetivos do processo de psicoterapia individual ou familiar. Seguem as suas colocações:

Uma pessoa madura:

a. Manifestar-se-á claramente aos outros.

b. Permanecerá em contato com os sinais oriundos de seu self interno, permitindo-se assim, conhecer abstratamente o que pensa e sente.

c. Será capaz de ver e ouvir o que está fora de si mesma como diferenciado de si mesma e como diferente de quaisquer outras coisas.

d. Comportar-se-á em relação a uma outra pessoa como alguém separada dela mesma, com características únicas.

e. Considerará a presença da diferença como uma oportunidade para aprender e explorar, e não como uma ameaça ou sinal de conflito.

f. Lidará com outras pessoas e situações em seus contextos, mais em termos de “como a coisa é” do que em termos daquilo que ela desejaria que fosse ou esperava que fosse ser.

g. Aceitará a responsabilidade pelo que sente, pensa, ouve e vê, sem negá-la ou atribuí-la a outros.

h. Disporá as técnicas para negociar abertamente o dar, o receber e o apreender o significado entre ela própria e os outros.

(1) SATIR, V. Terapia de Grupo Familiar. RJ: Francisco Alves, 1978. P. 146

(2) Esta descrição da maturidade enfatiza mais as habilidades sociais e de comunicação do que a aquisição de conhecimento e a realização reconhecida, que, na opinião da autora, derivam das duas primeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário